Em 1909, na Alemanha, Richard Schirrmann, um professor dedicado a criar programas de convivência entre os alunos, passou a organizar grupos para realizar pequenas viagens de estudos. Foi assim que descobriu a possibilidade de criar uma alternativa para pousada dos estudantes, que não fosse apenas o pernoite nas hospedarias. A partir daí nasceu o primeiro Albergue da Juventude. Cerca de 20 anos depois a ideia se estendeu por mais 13 países.
Em 1986, através da Embratur, o Brasil começou a fazer parte do Movimento Alberguista e hoje está entre os 15 países mais bem servidos deste equipamento, sendo líder na América Latina. A expectativa é de crescimento nos próximos anos. A constatação baseia-se no perfil dos brasileiros: um país de jovens, não só de idade como também de espírito, que vivem novos desafios, gostam de viajar e, especialmente de fazer novos amigos.
De acordo com uma recente pesquisa, o perfil do alberguista é constituído por estudantes universitários, recém-formados ou jovens profissionais, 70% deles têm entre 20 e 35 anos e são de classe média e média alta. Em números, 75% viajam para o exterior, 95% são viajantes regulares e 93% são trabalhadores.
Atualmente o conceito de alberguista estende-se a todas faixas etarias.
Conhecendo o Hostel
Nosso Hostel foi projetado para atender diversos perfis de Hóspedes;
Temos Aptos coletivos , para os que querem economizar na hospedagem e ter a chance de se socializar com pessoas de diferentes regiões;
Para quem quer privacidade, temos aptos privativos para casal e famíliar;
Tendo Como tema o MÉXICO nosso Hostel é bem colorido e por aqui você encontra várias características dessa Cultura.
Credenciais
O Itaipava Hostel é avaliado anualmente pelas instituições abaixo, atendendo a rígidos critérios de qualidade.